Base de dados:
HAPS-DA
Pesquisar:
PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS EM SAUDE []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 5   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 5
HAPS-DA
selecionar
Id:123 - (1046)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)*.
Título:Cursos programados para 1979 ..-
Fonte:s.l; s.n; 1979. 51 p. .
Resumo:Lista de cursos programa para serem ministrados no ano de 1979 na cidade do Rio de Janeiro pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Nessa lista consta: curso básico de saúde pública, curso de especialização em saúde pública, curso para engenheiro de saúde pública, pós-graduação em saúde pública (mestrado), treinamento avançado em serviço de saúde pública, residência em medicina social. Para cada um deles são apresentadas publico alvo, objetivos, ementas e avaliação pretendida.
Descritores:Planos, programas e projetos em saúde
Curso de capacitação
Saúde Pública
Educação em saúde
Localização:Fundo ENSP/Presidência; 03.20.00.00.00.00 - caixa 362 - maco 05

  2 / 5
HAPS-DA
selecionar
Id:107 - (1030)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Anon
Título:Projeto de apoio ao desenvolvimento de sistemas de supervisão em Serviços Básicos de Saúde ..-
Fonte:s.l; s.n; s.d. 6 p. .
Resumo:Trata-se de um Projeto de apoio ao desenvolvimento de Sistemas de Supervisão em Serviços Básicos de Saúde. o documento começa com uma justificativa para a proposição do projeto baseada na premissa de que a rede de apoio auxiliaria nos processos de planejamento, programa e execução, e coordenação das ações e serviços de saúde. Nesse sentido tinha como objetivo apoiar a elaboração, a implementação e o desenvolvimento dos sistemas estaduais. O documento apresenta as disponibilidades financeiras especificas e como seria a condução desse trabalho, e elenca como atividades imediatas: constituição do GT/Supervisão do MS; seleção dos Estados prioritários; elaboração dos projetos Estaduais; e elaboração de procedimentos para o GT/MS.
Descritores:Administração e planejamento em saúde
Planos, programas e projetos de saúde
Serviços de saúde
Localização:Fundo ENSP/Presidência; 03.20.00/00.00.00 - Caixa 213/Maço 04

  3 / 5
HAPS-DA
selecionar
Id:62 - (985)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Anon
Título:Agenda de reunião ..-
Fonte:s.l; s.n; Maio 26, 1967. 1 p. .
Resumo:Trata-se de um documento do conselho técnico que consta a pauta de uma reunião realizada em 26/05/67 às 14h que versa sobre a análise da possibilidade de projetos serem formulados que tivessem como objetivo a organização e manutenção com serviços de saúde em base local com a participação da comunidade.
Descritores:Planos, programas e projetos de saúde
Serviços de Saúde
Conselhos de saúde
Localização:FSESP_1142_16

  4 / 5
HAPS-DA
selecionar
Id:58 - (981)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:FSESP*.
Título:Programa de trabalho para o ano de 1961 ..-
Fonte:s.l; s.n; Jan 18, 1961. 8 p. .
Resumo:Trata-se do “Programa de Trabalho para o ano de 1961”da Fundação Serviço Especial de Saúde Pública, escrito pelo superintendente Dr.Henrique Maia Penido em 06 de janeiro de 1961, publicado em 19 de janeiro desse mesmo ano. Logo no início desse material, há um resgate breve das ações do SESP antes dele virar Fundação, período correspondente a 1942-1960. Com destaque para o ano de 1949 marcado pelo o que ele chama de “período de expansão” das atividades do SESP, nesse ano em alguns estados do nordeste, foi organizado serviços médicos-sanitários visando a melhoria da saúde da população, bem como fornecer estrutura para a constituição de centros de treinamento para as organizações estaduais de saúde. O documento segue pontuando eventos importantes que aconteceram ao longo dos 18 anos em que a fundação ainda não havia sido institucionalizada. Ganha destaque o trecho em que relata os diferentes tipos de convênios existentes a partir de 1954, eram três modalidades, a saber: a primeira em que a Fundação se responsabilizava integralmente pela realização do trabalho em determinadas áreas; a segunda em que a Fundação atuava através de um serviço comum; e a terceira em que a Fundação se limitava a prestar assistência técnica, aperfeiçoar pessoal e colaborar financeiramente na solução de problemas de importância para determinada área. Esse programa de trabalho apresentado para o ano de 1961 compreendia na operação e manutenção de unidades sanitárias, unidades hospitalares e unidades mistas (hospitais e centros de saúde).O documento segue pontuando as ações previstas para cada plano de trabalho proposto e por fim pontua nas suas conclusões que para a realização dos trabalhos a Fundação contava com apoio de técnicos e funcionários que pertenciam ao antigo Serviço Especial de Saúde Pública e apresenta um orçamento previsto.
Descritores:História da Saúde
Serviço Especial de Saúde Pública
Planos, programas e projetos de saúde
Localização:FSESP/A/00/OF/00/80

  5 / 5
HAPS-DA
selecionar
Id:57 - (980)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:SESP
Título:Serviços cooperativos de saúde de Minas Gerais ..-
Fonte:s.l; s.n; 1956. 10 p. .
Resumo:O documento trata da descrição e avaliação do Programa Cooperativo de Saúde e Saneamento entre os Governos do Brasil e dos Estados Unidos da América. O título do projeto apresentado é “Serviços cooperativos de saúde de Minas Gerais” e como o mesmo sugere, o documento apresenta a proposta do projeto, que se resumia em estabelecer um acordo entre o Governo do Estado e o SESP para a execução de ações e serviços de saúde em regiões como o Vale do Jequitinhonha e demais locais no norte do estado e que só foi viabilizado através da assinatura do que se chamava de Termo Aditivo em 1955. O projeto era ambicioso e previa a criação de unidades sanitárias na região do norte de Minas Gerais. Todo o plano e o orçamento para a execução do trabalho é tratado nesse documento. Ao final, há um outro documento no mesmo molde do anterior, dedicado a avaliar o trabalho proposto e executado. O documento avalia como satisfatório todos os ganhos com o projeto, no entanto destaque que embora fosse previsto a participação do Governo, a parceria não se consolidou. A Secretaria de Saúde e Assistência não pode participar uma vez que o Governo não havia liberado verba para que isso acontecesse, além disso a oferta dos materiais (soros, vacinas) também não aconteceu. É salientado no documento que o SESP, uma vez sem a cooperação do Governo, buscou ajuda nas Prefeituras Municipais, o que contribuiu para os resultados positivos alcançados. Ao final, ressalta que a responsabilidade das atividades desenvolvidas no projeto havia sido transferida para os Distritos Médico-Sanitários.
Descritores:Saúde e Saneamento
Distritos de Saúde
Planos, programas e projetos de saúde
Localização:FSESP/A/00/OF/00/89



página 1 de 1


História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

Base de dados  HAPS-DA : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3